terça-feira, 28 de junho de 2011

Consegui...mas não como eu imaginava

Cerca de 6 meses depois de terminar o tratamento tive novamente uma falta durante 2 meses e aí, se no início, pensava que poderia estar grávida, depois de 3 testes negativos rapidamente mudei de ideias. Mas continuava sem aparecer a visita, então depois de me aconselhar com a ginecologista tomei medicação para vir o período. Cerca de 2 semanas depois da última toma, comecei a achar muito estranho e depois de uma ida à maternidade, novamente, a resposta foi surpreendente..."Tem um saquinho no útero".....Meu Deus....depois de 2 anos angustiantes consegui....tanta felicidade....fartei-me de chorar (de alegria, claro)....eu nem conseguia acreditar…
Duas semanas depois fiz nova ecografia e estava confirmada a gravidez....iuppy!!!
Mesmo sem darmos por isso começamos a fazer planos, a pensar no futuro....mas  sempre com algum receio. Era um grande desejo que estava a ser concretizado..
Com cerca de 6 semanas fiquei com um corrimento escuro, era uma infecção. Receitaram-me um creme e passou. Ficou resolvido.
Alguns dias depois, fui à casa de banho e vi sangue....mau sinal,eu estava a perder sangue!!! Na maternidade disseram que era do útero e que se tratava de uma ameaça de aborto. Se aumentasse ou se tivesse dores na barriga deveria lá ir imediatamente. Valeu-me a minha médica de família que me informou que se poderia tratar de um descolamento da placenta e, como tal, eu deveria fazer repouso. Fiquei realmente assustada....eu não queria perder o meu bebé.....chorei, chorei e falei com o meu filhote, pedindo-lhe para ser forte, que tudo ía correr bem.
Depois de uma semana de repouso, fui trabalhar....má ideia! No final do dia fiquei com dores na barriga e no dia seguinte com corrimento escuro novamente....Meu Deus...que aflição...com a ajuda de uma das minhas irmãs entrámos em contacto com a médica, a qual referiu que deveria continuar o repouso obrigatoriamente. E foi o melhor que fiz....
Entretanto, chegou o dia de ir à minha primeira consulta na maternidade, estava de 12 semanas. A ansiedade era tanta....queria saber como estava o meu bebé......e estava bem. Todos os parâmetros estavam normais. Aceitei fazer o rastreio bio-químico para despiste de trissomias e outras doenças do género (assim ficaria mais descansada). Informaram-me que se o resultado não fosse bom, me informariam dentro de mais ou menos 2 semanas, caso contrário era porque estava tudo bem. Os dias passaram muito devagar, e com muito receio de ouvir o telefone a tocar.....Mas, não me ligaram...que alívio!!! Estava tudo bem!
Como a próxima consulta na maternidade era dentro de 2 meses, fui entretanto à médica de família para nova consulta. Tudo  bem (excepto a segunda perda de sangue, mas não era alarmante)....
O tempo teimava em passar devagar....mas, finalmente chegou o dia da segunda consulta na maternidade. Ia saber se era menino ou menina...e se continuava tudo bem....
Lá entrei para a sala das ecografias, deitei-me e começou........o doutor começou por me dizer que estava à espera de um menino (a preferência do pai) e depois esteve a observá-lo com todo o pormenor...às tantas chamou um colega para examinar o coraçãozinho do meu filhote, pois dizia que não o conseguia vêr. E assim foi, veio o colega, um doutor com ar de cinquentão e esteve durante muito tempo a vêr e a comentar com o outro médico....parecia que algo não estava bem......passado algum tempo pediu-me para ir para a outra sala de ecografia e explicou-me a mim e à minha mãe (que sempre me acompanhou) que o meu menino tinha um problema no coração...passei à outra sala com a esperança que tudo não passasse de um engano, mas, afinal era mesmo verdade. O meu bebé tinha uma grave má formação no coração, assim como a aorta estreita, artéria umbelical única e percentil baixo.....Meu Deus....caíu tudo aos meus pés...porquê a mim? O meu filho era tão desejado e esperado por todos....que aflição....tudo ficou sem sentido....
Aconselhada pelo médico, fui de seguida ao Centro de Genética para fazerem uma ecocardio junto do cardiologista do hospital. E estava tudo mais que confirmado....o meu bebé estava doente!!! A boa notícia era que com duas operações podíamos resolver o problema, mas a má notícia era que estavam a suspeitar que o meu filho tivesse alguma trissomia.....Parecia que as más notícias não paravam de se acumular!!!! Senti-me tão em baixo...o meu bebé milagre estava doentinho e não havia nada que eu pudesse fazer para ajudar!!! Apenas chorei, chorei muito...o meu sonho estava ser destruído....e eu sem puder fazer nada!!! Com isto tudo o meu filhote não parava de mexer...devia ser do meu estado de nervos....ainda assim, eu ainda tinha esperança que o meu filho não tivesse nenhuma trissomia e assim tudo seria mais fácil....
Fui fazer a amniocentese (que comparada com a ansiedade foi o que menos custou) para ter um dignóstico final.......falei com o geneticista que me explicou a gravidade da situação. Ao ter uma trissomia associada, o bebé provavelmente não seria operado, além de que muitos mais problemas surgiriam....e dependendo do tipo de trissomia o meu menino poderia ter uma esperança de vida muito curta, ou não resistir durante a gravidez. Sugeriram que pensasse em interromper a gravidez, caso o resultado da análise fosse positiva para qualquer trissomia....as coisas cada vez estavam a piorar mais e mais!!!
Como o resultado da amniocentese demorava cerca de 3/4 semanas e o tempo para pedir a interrupção estava muito apertado (eu estava com 20 semanas) fizeram um teste rápido que demorava 2 dias e assim teria uma resposta com cerca de 95% de fiabilidade. Mais uma espera... ainda mais insuportável....eu sentia-me miserável....rezei muito para que houvesse melhoras, para que não tivesse trissomia......pelo menos assim a situação não era tão grave.
Tinha logo que fazer anos nesta altura, no dia anterior a eu saber o resultado....mas que raio de dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário